Aplicações estruturais de adesivos de poliuretano

O avanço da engenharia acelera o processo de fabricação

Na parte 1 de nossa série, o avanço da engenharia acelera o processo de fabricação, aprendemos como os adesivos estruturais de poliuretano de quarta geração têm um tempo de cura muito mais curto do que as gerações anteriores de adesivos de uretano, enquanto ainda oferecem bons tempos de abertura. Os testes de laboratório confirmam os melhores tempos de abertura dos poliuretanos de quarta geração, bem como o alto desempenho de resistência ao cisalhamento em vários substratos.

Além dos testes de laboratório, os aplicativos do mundo real mostram os benefícios que os OEMs estão colhendo quando adotam os novos poliuretanos.

Aplicação para caminhões pesados

Um OEM de caminhões pesados ​​estava usando um adesivo de dois componentes, curado a quente, para operações de montagem de cabines de caminhões de composto de moldagem em chapa (SMC) e capotas de caminhões de plástico reforçado com fibra (FRP). Os métodos de montagem exigiram que o SMC fosse curado em um equipamento aquecido por seis minutos a 143 ° C (290 ° F). O método de montagem do capô FRP usou uma temperatura mais baixa de 102 ° C (215 ° F) por nove minutos. (A temperatura mais baixa e o tempo mais longo no dispositivo impediram a degradação da superfície do revestimento de gel.) Os adesivos estruturais de poliuretano de quarta geração apresentaram desempenho equivalente ou melhor no cisalhamento por volta do que o adesivo de poliuretano curado a quente, e o tempo de ciclo foi aprimorado em dois minutos. Além disso, a temperatura de processamento do SMC foi reduzida para 104 ° C (220 ° F). Isso permitiu uma melhor qualidade no processo, pois as ferramentas podem ter pontos frios durante as operações de inicialização. O processo de ferramentas aquecido foi mantido no local, embora não seja exigido pelo adesivo de quarta geração, para evitar alterações na célula de fabricação.

Peso leve automotivo

Outro caso de cliente envolveu o peso do veículo. Um OEM desejava usar o composto termoplástico de polipropileno preenchido com vidro como uma alternativa leve ao SMC. O tempo de ciclo para montar uma escotilha traseira usando SMC foi de apenas 90 segundos em um equipamento aquecido. Porém, o LORD 7800 A / C, um de nossa família de adesivos de poliuretano de quarta geração, tem um tempo de abertura de dois a quatro minutos e foi capaz de atingir força de manuseio suficiente dentro do tempo de ciclo de 90 segundos, enquanto oferece tempo de abertura suficiente para que o adesivo não curou no misturador estático. Esse equilíbrio de tempo aberto e rápido desenvolvimento de força mantinha a operação de montagem robótica em movimento sem precisar desligar a linha enquanto os misturadores estáticos são trocados. Embora o termoplástico de polipropileno preenchido com vidro seja um composto de baixa energia superficial, o LORD 7800 oferece excelente aderência depois que a superfície é tratada com um tratamento de superfície com chama ou plasma.

Conjunto de faróis automotivos

A montagem dos faróis automotivos é outro processo que requer o uso de um adesivo com o equilíbrio certo entre os tempos de abertura e cura. Os faróis normalmente são lentes de policarbonato ligadas a uma carcaça traseira cheia de vidro ou talco e os fornecedores de camada 1 (camada um) há muito tempo usam um poliuretano reativo de um componente, poliuretano de fusão a quente (PUR) ou um adesivo de poliuretano de dois componentes para sua assembléia. Crítica para a operação de montagem é uma verificação de 100% de vazamento em todas as montagens dos faróis. A verificação de vazamento é realizada usando pressão de ar entre 0,007 e 0,034 MPa (1 e 5 psi) para garantir que a umidade não penetre no farol e leve ao embaçamento das lâmpadas após a montagem. Quando os fabricantes usam PURs de um componente, eles geralmente constroem em suas linhas de montagem uma fila de tempo ou espera, para que os PURs possam esfriar e recristalizar. Essa fila de tempo pode levar de 10 a 60 minutos e atrasa a próxima verificação crítica da qualidade. O Lord 7800 A / D, que tem um tempo de abertura de cinco a sete minutos, oferece tempo suficiente para reduzir o desperdício da purga dos misturadores estáticos quando o robô está na estação doméstica durante o ciclo de fabricação. Além disso, o teste de pressão crítica de qualidade pode ser realizado após 20 minutos de cura à temperatura ambiente (ou em uma linha do tempo reduzida de apenas cinco minutos se estiver usando aquecedores infravermelhos para acelerar a cura).

Os adesivos estruturais de poliuretano de cura rápida aumentam a produtividade – não apenas na teoria, mas, cada vez mais, na prática. Os OEMs estão colhendo os benefícios de um perfil de cura semelhante ao de um acrílico, obtendo curas à temperatura ambiente e evitando pontos frios nas ferramentas.FONTE: https://www.lord.com/blog/automotive/engineering-breakthrough-speeds-up-manufacturing-process-part-2-structural-polyurethane-adhesive

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.