Além da cola comum: Noções básicas sobre adesivos

“Adesivo” pode ser sinônimo de “cola”, mas os adesivos estruturais são muito diferentes dos produtos comuns de lojas de ferragens. Os adesivos estruturais são projetados para formar ligações que podem suportar cargas (através de juntas de suporte de carga) e são formulados para melhorar os processos de fabricação e os produtos finais para uma variedade de montagens de compósitos, metais e plásticos.

Os adesivos estruturais são polímeros termofixos , comumente disponíveis em três tipos principais ou químicas: adesivos acrílicos, adesivos epóxi e adesivos de uretano. Eles não derreterão ou mudarão com a exposição ambiental, temperatura ou tempo.

Existem três maneiras pelos quais os adesivos estruturais realizam a ligação:

  • Químico – O adesivo e o substrato formam ligações químicas.
  • Mecânico – O adesivo preenche as imperfeições (vazios, poros, arranhões etc.) na superfície do substrato.
  • Difusão ou adsorção – O adesivo difunde-se no substrato no nível molecular.

Outra característica importante dos adesivos é a “ molhabilidade” ou a capacidade de um adesivo manter contato íntimo com as superfícies a serem coladas.

Onde os adesivos são usados?

Algumas indústrias estão adotando amplamente os adesivos estruturais para substituir soldas, rebites e fixadores tradicionais. O acabamento de boa aparência obtido com o adesivo oferece uma estética aprimorada em comparação com os fixadores mecânicos visíveis. Ao reduzir o tempo de montagem, os adesivos também aumentam a produtividade e resultam em economia geral de custos.

Os fabricantes que adotam adesivos estão usando-os para:

Motorhome

Caminhões pesados

Caminhões de serviço

Automóveis

Fechamento de fachada arquitetônico

Equipamento pesado

Sinalização

Outros itens manufaturados

Dependendo da aplicação, qualquer uma das três químicas adesivas pode ser uma escolha apropriada. As próximas edições da nossa série de blogs Além da Cola Comum (“Beyond Ordinary Cola”) examinarão profundamente as qualidades de cada química. Aprenda sobre adesivos acrílicos na parte 2. Você também pode descobrir mais verificando nossas práticas recomendadas para adesivos.

FONTE: https://www.lord.com/blog/industrial/beyond-ordinary-glue-part-1-adhesive-basics