O desenvolvimento de um adesivo estrutural de poliuretano de cura rápida
Para a colagem de compostos, plásticos ou metal pintado, os adesivos estruturais de uretano oferecem benefícios como baixa exotérmica, baixo odor e alto alongamento. Apesar dessas vantagens, os OEMs costumam usar adesivos de metacrilato de metila (MMA), porque os MMA oferecem uma taxa rápida de cura, o que facilita a transição rápida de uma peça para a próxima etapa em uma determinada operação de fabricação (como cortar em tamanho, remover a piscar, inserção de componentes adicionais e pintura de componentes acabados).
Os uretanos que possuem tempos de abertura adequados também levam muito tempo para curar, portanto, uma estratégia tem sido adicionar calor para acelerar a cura. Por exemplo, as linhas de montagem originais dos fabricantes de caminhões para serviços pesados e equipamentos automotivos podem usar adesivos de poliuretano de dois componentes para obter a fixação rápida de peças e recorrer a métodos adicionais de calor (como impacto de ar quente, ferramentas aquecidas ou fornos) para acelerar o processo. taxa de cura e diminuir os tempos do ciclo de fabricação. Esse processo, no entanto, adiciona o custo das ferramentas aquecidas aos custos de fabricação e pode criar possíveis problemas de qualidade com os “pontos frios”. (Pontos frios são formas e espessuras complexas do componente que são protegidas do calor aplicado para a cura ou na ferramentas em si.)
Os adesivos estruturais de poliuretano de quarta geração apresentam um perfil de cura semelhante ao de um acrílico e curam à temperatura ambiente. Eles podem ser usados no lugar dos MMAs, mantendo os curtos tempos de ciclo necessários para a produtividade.
As propriedades dos adesivos estruturais de poliuretano de quarta geração incluem:
– Excelente aderência ao colar GFRP, composto de moldagem em chapa (SMC), composto de moldagem a granel (BMC), termoplásticos e compósitos de ligação cruzada a metais.
– Pasta não escorrida, com excelente preenchimento de lacunas e boa tixotropia, permitindo aplicação vertical.
– Versatilidade na cura:
Cura à temperatura ambiente (ambiente).
Sistemas de custo de capital mais altos não são necessários, mas podem ser usados:
Fornos de convecção de ar e gravidade forçados.
Ferramentas e acessórios aquecidos.
– Elementos de aquecimento IR. Sistema de alimentação por gravidade para distribuição a granel: os componentes A e B de baixa viscosidade permitem que o material utilize a gravidade para alimentar as bombas dosadoras. Isso nega a necessidade do custo adicional de bombas de balde ou tambor para o sistema de medição.
Os testes de adesivos estruturais de poliuretano de quarta geração mostraram excelente aderência em uma variedade de substratos, baixa temperatura exotérmica (que evita o amolecimento de termoplásticos e possível leitura) e o curto espaço de tempo necessário para alcançar a força de processamento.